Por Dentro da Lei

Por Dentro da Lei

11 de agosto de 2011

O uso indevido de algemas pela Polícia Federal

A crítica de ontem (10/08) do ministro do STF, Marco Aurélio Mello, contra o uso indevido de algemas pela Polícia Federal, repercutiu até no gabinete da Presidência da República.



O ministro afirmou que a prática não pode significar "uma pena moral". E a crítica tem razão. Para que dar ares de espetáculo a uma prisão, quando em muitas situações, nem é o caso dela ocorrer?


Agindo assim, a Polícia Federal desrespeita o cidadão, a constituição, a lei processual penal e o próprio STF, que já decidiu a respeito do tema, limitando o uso para casos de evidente perigo de fuga ou agressão.


E mais, com essa “espetacularização” das prisões, há um desrespeito ao próprio trabalho policial que, com esta prática, assume o perfil de algo meramente midiático, inconsistente, cujo valor está só no momento cinematográfico da prisão.


Para melhorar, a mentalidade de nossa polícia precisa mudar: polícia judiciária séria respeita a constituição e o ordenamento jurídico. E não se preocupa em fazer shows para a mídia.

Nenhum comentário: