Por Dentro da Lei

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19 de setembro de 2010

Ensino jurídico: entre a pesquisa zetética e dogmática


Ao se falar da questão do ensino jurídico, um dos principais problemas com o qual se defronta é a questão da pesquisa. Muito valor se dá a este tema hoje, sendo inclusive ele referência, contabilizado como um dos itens da produção científica, para estabelecer índices de avaliação de instituições pedagógicas.

Todavia, muitas dúvidas existem sobre o que é e como se efetiva a pesquisa, principalmente na área jurídica, a qual apresenta certas peculiaridades. Além disto, já na graduação, como requisito da colação de grau, é exigida monografia a qual deve ser fruto de pesquisa. Na pós-graduação, principalmente naquela dita strictu sensu, a qual visa diretamente a vida acadêmica, a pesquisa é a seiva nuclear para qualquer formação. Pode-se dizer que na graduação a pesquisa tem sentido complementar, enquanto na pós-graduação apresenta caráter essencial a dar significado e finalidade ao próprio curso.

Como instrumento de aprendizagem e possível alternativa para problemas do ensino, a pesquisa jurídica precisa ser debatida com cuidado. Não se pretende falar de métodos especificamente, mas sobre um plano geral, dirigido a enfoques de pesquisa, a fim de se buscar esclarecimento possível sobre as dimensões teórica e prática e as necessárias inter-relações entre ambas. Leia mais.

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