Por Dentro da Lei

Por Dentro da Lei

7 de agosto de 2012

Entrevista: Preparação para Exame da OAB começa no quinto ano


Última Instância
Seção Exame da OAB
Por Paulo Cezar Monteiro
30.01.2012

 
Nome: João Ibaixe Jr

Passei na Ordem no final de 1989
Entrei na faculdade em 1985

Fiz o curso em 05 anos
Decidi fazer direito porque sempre gostei de matérias ligadas à área de humanas, porém no colégio no qual estudava era dada mais ênfase para a área tecnológica, as matérias de exatas. Até que um professor de Organização Social Política disse que eu tinha vocação para as humanidades. Segui a orientação dele, pesquisei algumas profissões e descobri o direito.

Minha(s) disciplina(s) preferida(s) era(m) Direito Penal e Filosofia do Direito

Como organizava meu tempo de estudo: eu também trabalhava na época da faculdade, mas reservava cerca de uma hora por dia para estudar.

Hoje sou especialista em Penal e Filosofia do direito. Na segunda fase escolhi Direito Penal, porque era a área que mais me interessava

Continuo no direito porque o direito é apaixonante, ele exige de quem trabalha na área a observação da realidade e dos problemas das pessoas na busca de respostas e soluções. Mais ou menos como o jornalista que trabalha informando o público sobre os problemas e fatos sociais, com a vantagem de que o advogado pode ir mais longe porque trabalha para resolver esses problemas e garantir os direitos fundamentais dos cidadãos.
Minha dica para quem está prestando o Exame: a preparação para a prova deve começar no quinto ano. Quem vai prestar o exame não deve ficar com planos de que vai fazer cursinho ou de que vai começar a estudar depois que se formar. A possibilidade de sucesso é maior para quem começa a se planejar antes. Outra dica é escolher uma especialização, desde o meu primeiro ano eu fiz estágio relacionado ao direito penal, isso ajuda muito.

Leia no site

Visite Seção Exame da OAB  no site do portal Última Instância

Outras referências:
Exame de Ordem
Prova da OAB
Ordem dos Advogados do Brasil

Nenhum comentário: