Por Dentro da Lei

Por Dentro da Lei

20 de março de 2020

Inspirado na Itália, nasce programa cultural em janelas


Iniciativa pretende que artistas se apresentem em sacadas e janelas e tudo poderá ser acompanhado pela internet, de forma virtual durante quarentena.

Por ora, o programa está suspenso por decisão judicial, conforme abaixo descrito.

Carnaval em Veneza (fonte: Shutterstock)

Em meio às restrições impostas como medida de segurança para a contenção do coronavírus, foi criado o programa Cultura Presente pela prefeitura de São Paulo. O programa destinará uma verba, que será remanejada do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura, para adoção de uma série de medidas que pretendem diminuir os prejuízos tanto dos artistas quanto da população. 

Entre os destaques da iniciativa, está a criação do festival inédito 'Janelas de São Paulo', inspirado nas manifestações em janelas de apartamentos, ocorridas na Itália, durante período de isolamento. As apresentações serão transmitidas pela internet. 

De janelas e sacadas, artistas fariam apresentações musicais com disponibilização dos conteúdos online. Será inspirador para a cidade e para o cidadão em um momento de recolhimentos e isolamentos. E, ao mesmo tempo, servirá de amparo para a classe artística, tão afetada neste momento. Em conjunto com outras ações do programa Cultura Presente, a cidade poderá enfrentar a covid-19, com apoio da arte, da poesia e do belo.

De acordo com decisão judicial liminar, em Ação Popular da 10ª Vara Da Fazenda Pública (Proc. nº 1015333-15.2020.8.26.0053), foi suspenso o programa por ora, até manifestação da PMSP, com detalhes de como ele será implementado. 




(Fonte: R7 - para ler no original, clique aqui)


(Para ler a decisão, clique aqui)


Atualização em 22.03.2020 - 18h



Nenhum comentário: